PRESBIOPIA
A Presbiopia é conhecida popularmente como vista cansada. É um processo progressivo, relacionado à perda da habilidade do olho em focalizar objetos próximos (chamada acomodação).
A presbiopia é a razão pela qual os óculos de leitura se tornam necessários por volta dos 40 anos, mesmo para pessoas que sempre apresentaram boa visão para longe e perto, sem óculos. Conforme o cristalino envelhece, se torna mais rígido, perdendo a capacidade de mudar sua forma.
A perda desta acomodação se manifesta pela dificuldade progressiva de focalizar objetos a curta distância (presbiopia) sem piora ou alteração da visão de longe.
​
A presbiopia se desenvolve progressivamente com a idade, mas se manifesta clinicamente entre 40 e 45 anos quando a habilidade de acomodar à distância de leitura (35 a 40 cm) é perdida.
​
-
Diagnóstico
Oficialmente, a presbiopia é diagnosticada através de exame detalhado, realizado pelo oftalmologista, com o objetivo de excluir outras patologias oculares concomitantes. Exames complementares, como por exemplo a sensibilidade ao contraste, são muitas vezes necessários para excluirmos a catarata, o glaucoma e doenças da retina.
-
Tratamento
A presbiopia pode ser corrigida com óculos de leitura ou com a parte de baixo de bifocais ou multifocais. Neste caso, a parte de cima pode conter a correção para longe, se o paciente precisar. Alguns pacientes míopes com presbiopia simplesmente removem os óculos para ler, pois não precisam acomodar quando não estão corrigidos para longe. Pacientes com presbiopia podem apresentar ou irão, eventualmente, desenvolver catarata, uma condição também relacionada ao envelhecimento do cristalino. Atualmente, uma das opções para corrigir a presbiopia é o implante de uma lente intraocular multifocal durante a cirurgia da catarata.
​
​
​