top of page

DEGENERAÇÃO MACULAR

        DMRI é uma patologia ocular muito comum, associada ao envelhecimento, que aos poucos vai comprometendo a parte central da visão, a mácula. A mácula é responsável pela percepção de detalhes que nos permite ler, dirigir e reconhecer pessoas. Se a mácula começa a ser afetada, áreas no centro do nosso campo de visão passam a ficar borradas.


       A progressão da DMRI pode ser lenta ou rápida, dependendo do tipo de lesão, mas a perda da visão central geralmente ocorre no período de alguns anos. Portanto, se você notar qualquer das alterações listadas a seguir, procure-nos sem demora para uma avaliação completa de sua condição ocular:

  • Linhas retas parecem sinuosas

  • Dificuldade em ver à distância

  • Dificuldade de distinguir cores

  • Dificuldade de ver detalhes, como rostos ou palavras em um livro

  • Pontos pretos ou vazios bloqueiam a sua visão central
     


Forma Seca: É o tipo mais comum, acomete 90% das pessoas com DMRI. Geralmente progride lentamente, causando perda progressiva da visão central.


Forma Exudativa: Mais rara, e mais severa. Pode progredir rapidamente, causando perda súbita e significativa da visão central.
 

  1. Faça check-ups regulares de sua condição visual. A detecção de doenças antes que elas causem sintomas é a melhor forma de prevenir a perda da visão.

  2. Proteção UV-A e UV-B. Sempre use óculos escuros que tenham 99-100% de bloqueio dos raios ultravioleta.

  3. Nutrição balanceada. Aumento da ingestão de zinco e antioxidantes pode diminuir a velocidade de progressão da degeneração macular.

 


Forma Seca: Quando diagnosticado precocemente, suplementos vitamínicos comprovadamente diminuem a velocidade da evolução da doença e sua gravidade.


Forma Exudativa: Apesar de acometer apenas 10% das pessoas com DMRI é responsável por 90% da cegueira causada pela doença. Dentre os tratamen- tos disponíveis estão o laser de retina, a terapia fotodinâmica e os novos e promissores tratamentos com injeções de medicações anti-VEGF (que inibem a proliferação de neovasos e, consequentemente, de exudações e sangramen- tos).

Como Prevenir?

Tipos de DMRI

Como Tratar?

bottom of page