CATARATA
Quando mencionamos catarata, as pessoas geralmente pensam em um filme que cresce na superfície dos olhos fazendo com que a visão fique borrada.
No entanto, ela se forma dentro do olho, no cristalino, a parte do olho responsável por focalizar a luz e produzir uma imagem limpa e clara na retina.
​
A Catarata não é:
-
Não é uma pele que cresce na frente do olho;
-
Não é causada pelo uso excessivo dos olhos;
-
Não é um câncer;
-
Não "passa" de um olho para o outro ou de uma pessoa para outra.
Definição:
"A Catarata é uma degradação da qualidade óptica do cristalino através de sua opacificação ou alteração de sua cor." (American Academy of Ophthalmology).
A catarata é a maior causa de piora da visão em adultos com mais de 55 anos. Na maior parte das pessoas, a catarata é o resultado do processo normal de envelhecimento, porém trauma ocular, alguns medicamentos e doenças como diabetes e alcoolismo também estão relacionados à formação de cataratas.
​
-
Processo de envelhecimento natural
-
Acontece precocemente em pacientes com Diabetes
-
Uso prolongado de medicamentos corticóides
-
Devido à inflamação crônica do olho
-
Etiologia congênita ou do desenvolvimento
-
Secundária a trauma
Quais os sintomas da catarata?
-
Visão borrada ou embaçada;
-
Pouca visão noturna;
-
Ofuscamento e halos em volta da luz;
-
As cores parecem menos vivas;
-
Dupla ou múltipla visão (esse sintoma aparece sempre que a catarata aumenta);
-
Dificuldade em ler letras pequenas;
-
Freqüente mudança em seus óculos ou lentes de contato;
-
Esforço visual e dores de cabeça;
-
Sensibilidade à luz e a impressão constante de que a iluminação não está boa.
Como a catarata pode ser tratada?
-
Nos estágios iniciais a visão pode melhorar com a troca do grau dos óculos, mas a catarata continua a evoluir gradativamente;
-
O controle de doenças sistêmicas como a Diabetes pode ajudar a reduzir a velocidade de progressão da catarata;
-
A remoção cirúrgica do cristalino "embaçado" e a sua substituição por uma lente intraocular artificial é o tratamento definitivo para a catarata.
Atenção para o fato de que não existem colírios, remédios a serem tomados, ou óculos que tenham o poder de fazer a catarata desaparecer ou prevenir sua formação.
​
É um erro esperar estar praticamente cego ou com a visão muito ruim para operar. Esperar que a catarata "amadureça" antes de operar só aumenta a dificuldade técnica da cirurgia e os riscos de complicações. Portanto, a cirurgia está indicada sempre que as cataratas causem suficiente queda na qualidade da sua visão a ponto de interferir nas suas atividades diárias, como ler o jornal ou dirigir à noite. Apenas o seu médico, através de exames que quantifiquem e mostrem a qualidade da sua visão (sensibilidade ao contraste) e você mesmo é quem podem decidir se já está na hora de operar.
​