Ribeirão Preto, 25 de Setembro de 2017

Exames oferecidos

O Instituto Reynaldo Rezende investe constantemente na estrutura da Central de Diagnóstico Oftalmológico, disponível para pacientes da clínica e também para encaminhamentos de médicos externos.
A presença de todos estes exames em um único local visa trazer comodidade a vida do paciente, que em um só dia pode realizar todos os exames solicitados por seu médico.


Exames disponíveis na Central Diagnóstica:
Tomografia do Segmento Anterior

Tomógrafo e topografo, é capaz de fazer medidas precisas da córnea, mostrar características do cristalino, do ângulo íris/córnea (importante em casos de glaucoma) e fornecer dados para realização de cirurgias com maior grau de confiabilidade. Em casos de ceratocone pode mostrar alterações precoces proporcionando melhor controle desta patologia.

Biometria à Laser

Através da interferometria a laser, sem contato com o olho do paciente e sem a necessidade da utilização de colírios, o aparelho realiza com precisão a topografia corneana, a medida da profundidade da câmara anterior e do comprimento axial do olho. Os dados obtidos são analisados e o grau ideal da lente a ser implantada é calculado pelo biômetro.

Aberrometria

Analisa extensivamente o sistema óptico ocular, identificando não apenas as aberrações de 1ª e 2ª ordem (miopia, hipermetropia, astigmatismo), mas também as de alta ordem (por exemplo, coma, trifoil, esféricas) que interferem diretamente na qualidade visual. Desta forma, o aberrômetro substitui com vantagens os testes objetivos (auto-refrator) e, muitas vezes, os subjetivos também (refração). Através da aberrometria também temos uma avaliação objetiva do nível de ressecamento ocular e estabilidade do filme lacrimal, orientando o tratamento do olho seco.

Tomografia de Córnea

* Exame pré-operatório imprescindível para cirurgia refrativa personalizada
* Analisa com precisão a superfície anterior a posterior da córnea. Faz um mapeamento da espessura e da distância da córnea em relação às outras estruturas intraoculares.
* Importante para o diagnóstico preciso e acompanhamento de alterações e doenças de córnea
* Substitui com vantagens a topografia de córnea simples.

Tomografia de Coerência Óptica da retina e nervo óptico

É um exame para avaliação de estruturas oculares de modo não invasivo. Com 70.000 scans por segundo, o aparelho capta informações da córna, nervo óptico e retina com tempo de captação reduzido e imagens em 3D

Retinógrafo digital

* Fotografia digital da retina e do nervo óptico.
* Importante na documentação de alterações de retina, mácula, nervo óptico e glaucoma.
* Utilizada juntamente com a injeção de contraste para exame de Angiografia Fluoresceínica.
* Imprescindível no tratamento e acompanhamento da retinopatia diabética (antes e depois do laser).

Analisador de Visão Funcional

* Permite uma avaliação precisa da condição visual do paciente antes e depois de cirurgias de catarata e refrativas, prevendo também seu potencial de visão.
* Complementa o teste de acuidade visual convencional, medindo também a visão funcional (qualidade da visão).
* Auxilia no diagnóstico precoce de catarata, glaucoma e outras doenças oculares.

Campímetro

Detecta alterações no campo visual, que na maioria das vezes são imperceptíveis para o paciente. Com o exame de campo visual computadorizado é possível diagnosticar estágios do glaucoma, acompanhando o avanço da doença e permitindo uma melhor orientação no tratamento para evitar a perda de visão.

YAG Laser/SLT

Tratamento para os casos de opacidade de cápsula posterior do cristalino após cirurgias de catarata. Promove a limpeza do eixo visual proporcionando melhor acuidade visual.
A trabeculoplastia seletiva a laser é um tratamento primário ou conjunto para abaixar a pressão intraocular em pacientes hipertensos oculares ou que já evoluíram para o glaucoma. É um tratamento que pode ser repetido quantas vezes forem necessárias devido ao tipo de estimulo proporcionado pelo laser.

Laser de Diodo verde

O laser de diodo verde apresenta uma grande gama de utilizações tanto na prática clínica quanto cirúrgica. Útil nas patologias que acometem o segmento anterior e posterior do globo ocular.

Laser de Diodo vermelho

Utilizado na pratica clinica e cirúrgica, principalmente em patologias de retina e no glaucoma, incorpora a tecnologia Micropulso que minimiza ou previne danos aos tecidos afetados.

Gonioscopia

Permite a identificação de estruturas anormais no angulo (local de drenagem do liquido intraocular) e a estimativa de abertura desses. Importante na avaliação de pacientes com glaucoma ou em fase de investigação.

Mapeamento de retina

Exame realizado para avaliação do fundo de olho. Identifica patologias como descolamentos de retina, rasgos, alterações vasculares, infecções, degeneração entre outras patologias.

Auto-refrator

De forma rápida pode dar os primeiros valores da refração (grau) e da ceratometria que serão refinados durante a consulta para obtenção da melhor acuidade visual que for possível para cada paciente


Outros exames:

- Microscopia Especular (não contato) - Análise qualitativa e quantitativa das células do endotélio corneano
- Biometria de Imersão
- Paquimetria Ultrassônica - Central e mapeamento da córnea
- Teste de cores de Ishihara e Farnsworth/Lanthony D-15
- Testes de Stereopsia
- Potencial de Acuidade Visual - PAM
- Curva Tensional Diária
- Tonometria de Aplanação - a ar

Topo
Facebook - Instituto Reynaldo Rezende
Desenvolvido por ARZ